A ÁRVORE DA VIDA
pelo belo
saímos do rotineiro
pro alto majestoso enorme sereno eterno presente
o sagrado já é conceito imperfeito, pequeno
mas ainda é maior que deus,
esse de 4 letras, gástrico ente gasto,
onisciente, onipresente, onipotente, inexistente
pelo belo é que saímos
através de
belo som, bela música, bela imagem
maior
mesmo que acabe
acaba no final apenas se não se
vê, sente ou é
o todo
o maior vive no menor
o menor vive no maior
e tudo é belo
exceto talvez o meio
onde as vidas são desperdiçadas no seio do feio
apertando botões
ou juntando dinheiro
até o natural é belo
principalmente o natural é belo
se você conseguir alguns minutos
sem fugir
(Fabio Rocha)
SAUDADE
A saudade é como um rio
Corre sempre sem parar
Em seu leito,choram as pedras
Na vida somos nós a chorar.
*
A saudade é uma ilusão
Uma escada sempre ocupada
Não há um espaço vazio
Onde não haja uma mágoa.
*
Magoas de amor, quem não teve
Talvez porque nunca amou
Por ter medo de sonhar
Ou porque nunca acordou.
*
É sempre tempo de acordar
E sonhar uma vez na vida
Mesmo que deixe uma mágoa
Nunca é saudade perdida.
publicado por ppovoa1
O Prazer é Silencioso Ao contrário da ideia assente
A palavra não é criadora de um mundo;
O homem fala como o cão ladra
Para exprimir raiva, ou medo.
O prazer é silencioso,
Tal como o é o estado de felicidade.
Michel Houellebecq, in "A Possibilidade de uma Ilha"
O Primeiro de Todos os Meus Sonhoso primeiro de todos os meus sonhos era sobre
um amante e o seu único amor,
caminhando devagar(pensamento no pensamento)
por alguma verde misteriosa terra
até o meu segundo sonho começar—
o céu é agreste de folhas;que dançam
e dançando arrebatam(e arrebatando rodopiam
sobre um rapaz e uma rapariga que se assustam)
mas essa mera fúria cedo se tornou
silêncio:em mais vasto sempre quem
dois pequeninos seres dormem(bonecas lado a lado)
imóveis sob a mágica
para sempre caindo neve.
E então este sonhador chorou:e então
ela rapidamente sonhou um sonho de primavera
—onde tu e eu estamos a florescer
E. E. Cummings, in "livrodepoemas"
O amor não tem fim.
O amor não tem fim.
Para se falar de amor tem que se sentir,
tem que na dor, saber viver, como na felicidade,
tem que saber que no amor a maior verdade,
é que quando se ama, o fim não pode existir.
O amor, nasce e não morre...dá-nos coragem,
apega-se a nós, cresce e dá muita saúde,
O amor nã0 atinge a plenitude,
porque não conhece a distância da viagem.
O amor é uma montanha sempre a subir,
só quem a tenta trepar sabe que não tem fim,
e quanto mais se sobe, mais a sentimos assim,
interminavel, mas sempre mais alto queremos ir.
O amor é como caminhar no deserto,
tendo a certeza que o oásis existe,
é um tanto lá querer chegar que a sede resiste,
à grande distância, que nos parece tão perto.
O amor é uma eterna cumplicidade ,
uma frieza que ora aquece, ora arrefece,
um sentimento que os ajuizados enlouquece
e faz os loucos transparecer sobriedade.
O amor só acaba para quem o não conhece,
para quem desiste de amar porque provoca dor,
o amor só é realmente verdadeiro amor,
quando da dor se alimenta e se enfortalece.
É o amor que nos alimenta e que nos faz viver,
que nos faz sorrir e chorar no mesmo minuto,
é o amor que eu neste momento, feliz escuto,
nas palavras, que só nós podemos entender.
Eduardo Mesquita.